Ovo – uma excelente fonte de proteína

ovo

[metaslider id=323]

Ovo é rico em Proteínas

Nos últimos anos, especialistas em nutrição enfrentaram um dilema: limitar o consumo de ovo, devido ao seu alto teor de colesterol, ou recomendá-lo, devido ao seu alto teor de proteínas de alta qualidade, bem como várias vitaminas e minerais.

Dados científicos recentes tendem a mostrar que o ovo é um alimento de escolha e que o consumo de um ovo por dia, mesmo em pessoas com colesterol alto, pode ser aceitável.

De fato, não há evidências substanciais demonstrando uma associação real entre o consumo de colesterol na dieta e os níveis de colesterol no sangue. O ovo é nutritivo, versátil e oferece excelente valor nutricional a baixo custo.

Para ajudar você a entender mais sobre o ovo e suas propriedades, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Ingredientes ativos e propriedades do ovo

Carotenoides

A gema de ovo contém dois poderosos antioxidantes da família dos carotenoides: luteína e zeaxantina. Além disso, esses dois compostos conferem a cor à gema do ovo.

Os carotenoides, substâncias relacionadas à vitamina A, são antioxidantes conhecidos por ajudar a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento, como catarata, degeneração macular, doença cardiovascular e certos tipos de câncer.

Esses antioxidantes neutralizam ou reduzem os radicais livres presentes no corpo e, assim, limitam os danos causados ​​às células.

Proteínas

O ovo é constituído por proteínas de alto valor biológico. As proteínas são usadas principalmente para formar, reparar e manter tecidos, como pele, músculos e ossos, em boas condições. Elas também são usadas ​​para a formação de enzimas digestivas e hormônios.

Diz-se que as proteínas no ovo estão completas, porque contêm os nove aminoácidos essenciais no corpo, e isso em proporções ideais.

Observe que os aminoácidos são essenciais quando o corpo não pode produzi-los. Eles devem, portanto, vir da comida.

Colina

Os ovos são uma excelente fonte de colina, um composto que desempenha um papel importante no desenvolvimento e funcionamento do cérebro, principalmente o centro da memória.

A colina é encontrada principalmente na parte amarela do ovo. A necessidade de colina é importante durante o desenvolvimento embrionário, pois durante a gravidez e lactação, a baixa ingestão de colina pode ter efeitos no desenvolvimento do cérebro da criança a longo prazo.

Alto valor proteico

Se os entusiastas do bodybuilding apreciam tanto os ovos, é porque esse alimento tem um alto teor de proteínas e uma qualidade muito boa. De fato, as proteínas do ovo são de qualidade tão boa que servem como referência para avaliar a de outros alimentos.

As proteínas dos ovos também são classificadas como proteínas completas, pois também contêm os nove aminoácidos essenciais necessários para a síntese de proteínas.

Portanto, as proteínas são assimiladas com mais facilidade e têm efeitos mais assertivos na construção de tecidos, como músculos que sofrem micro lesões, depois de terem sido submetidos a exercícios intensos.

Cada 100 g de ovo contém cerca de 12 g de proteína. Em média, um ovo pesa entre 60 e 70 g, dependendo do seu tamanho. Portanto, cada ovo fornece entre 7,2 g e 8,4 g de proteína, dependendo do seu tamanho.

Cerca de 60% dessas proteínas estão contidas na clara do ovo e apenas 30% na gema. Essa proporção geralmente depende do tamanho da gema do ovo. Quanto maior, maior o seu teor de proteínas.

Gostou de saber mais sobre o ovo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!