IV Semana do Ovo fomenta a gastronomia e solidariedade

 

Reunindo grande público, evento foi considerado um sucesso e valoriza a presença do produto na Capital do Ovo

 

Na noite do dia 08 de outubro, a cidade de Bastos realizou a comemoração da IV Semana do Ovo, que contou com presença de um grande público da cidade e região, entidades, avicultores e empresas patrocinadoras.

Anjos da Vida, Nihongo Gakko (Escola de Língua Japonesa), APAE, Protetores de Animais de Bastos e a Escola de judô de Bastos garantiram o sabor especial da noite, com a ação para arrecadar fundos. As entidades ficaram responsáveis por vender comidas típicas com ovo, como omelete, x-Egg, pastel com ovo entre outros itens em comemoração ao dia Mundial do Ovo – celebrado na segunda sexta-feira de outubro desde 1996. Em Bastos a data passou a ser comemorada de forma oficial em 2019, e desde então não parou mais, sendo ampliado a cada edição.

Em 2022 o  evento foi um sucesso e ajudou inúmeras pessoas a conhecerem os benefícios do ovo. A celebração realizou visitas em escolas, palestras e publicações online com o alcance de aproximadamente 100 mil pessoas. Também contou com apoio de influenciadores da região, receitas e curiosidades, além da arrecadação de alimentos e brinquedos revertidos para o Grupo de Combate ao Câncer Anjos da Vida de Bastos e ABAI (Associação Beneficente de Amparo a Infância).

Segundo Edilson Borgh, Presidente da APAE de Bastos, “é fundamental que tenhamos esse tipo de evento que eleva um produto que é produzido no nosso município e é rico em proteínas. Nós vendemos aproximadamente 400 X-Eggs, alcançando um lucro de cerca de 6 mil reais. Uma noite agradável, várias entidades trabalhando juntas, em harmonia, se ajudando; foi uma verdadeira festa do voluntariado. As pessoas que se envolvem com entidades sem interesse próprio são as que fazem a diferença, cada um na sua entidade e todos em prol do município. Foi um evento muito bom, tanto na parte financeira, como na parte festiva de celebrar a vida, de celebrar as amizades, poder frequentar lugares com as pessoas, foi nota 10. Obrigado a todos que colaboraram financeiramente, ou na programação. Obrigado pelo convite de estar participando.”

Ajudar ao próximo é um ato de amor; cuidar e proteger é um ato de empatia. Os Protetores de animais, além de venderem panquecas, também contaram com a ajuda dos lucros dos brinquedos e tiveram uma surpresa especial com a doação de 100kg de ração da Spert. “Participar da Semana do Ovo foi muito importante. Vendemos cerca de 120 unidades de panquecas, valor que será destinado ao pagamento de um débito referente à compra de ração. Também ganhamos ração da Spert, o que nos fará respirar por quase 15 dias. A participação no evento é uma forma de divulgar nosso trabalho voluntário diante da população. População essa que nos ajuda muito com doações, mas podemos alcançar pessoas que de repente não tinham conhecimento da causa animal e de quanto somos carentes de ajuda”, ressaltou Ivoneide Kishimoto, representando os Protetores de animais.

Célia Tanaka, também dos Protetores dos animais, reforça o agradecimento, “a festa foi show de bola, obrigada pela oportunidade, e por mais uma vez conseguir doação de ração para a associação dos protetores dos animais. Que Deus abençoe sempre.”

Disciplina, respeito e coragem são diretrizes fundamentais que movem os esportes, e a gratidão move os limites da superação; e no judô não seria diferente. Para Edgar Eiti Maruyama, responsável pela Escola de Judô de Bastos, as expectativas foram superadas. “Obrigado a todos pela união e colaboração, dando o devido valor à riqueza da cidade: o ovo. Para nós do judô, também superou as expectativas”

Em um ato de solidariedade e união, as entidades compartilharam o momento e a conquista de mais um evento de sucesso, com grandes realizações para os Anjos da Vida.  “Conseguimos vender todas as unidades de yakissoba. Agradecemos de coração, nosso muito obrigado”, destacou Selma Oliveira, representando os Anjos da Vida.

“Arigatou, arigatou” – palavras expressas com muito carinho e gratidão dos alunos da Escola de Língua Japonesa Nihongo Gakko. “A Escola está muito grata. Nós participamos através da venda de karaague, omelete e bebidas; e a noite foi além da expectativa”, afirma Rosa Kawauchi, representando a Instituição.

Sendo um dos alimentos mais nutritivos e benéficos, o ovo está presente em receitas e dietas; além de ser popular e prático, vai muito bem frito, cozido, sozinho ou acompanhado, fornecendo proteínas, aminoácidos, lipídios, minerais, com várias vitaminas que o corpo humano precisa. É de extrema importância valorizar o ovo.

Para a nutricionista Laísa Marcondes, participar da Semana do ovo foi extremamente gratificante, “poder levar um pouco de informação sobre esse alimento maravilhoso para as crianças me trouxe muita alegria. A nossa troca não poderia ter sido mais enriquecedora para mim. Vou guardar para sempre no meu coração.”

Outro fator essencial para o sucesso do evento, foram os vídeos de receitas do Professor Claudio Yoshida, que é um entusiasta do ovo, e ensina nos vídeos receitas fáceis e deliciosas, tendo ovo como principal ingrediente.

O evento que reuniu inúmeras pessoas e teve importante participação e apoio de avicultores e empresas de Bastos e região. “Sem esse apoio não seria possível realizar um vento tão lindo e completo”. Enfatiza Tiago Henrique, idealizador e organizador do evento.

A Semana do Ovo Movimentou a internet, escolas e a comunidade em geral, influenciando a nova geração,  e uma nova edição para o ano que vem já está sendo preparada. A V Semana do Ovo espera ansiosamente cada visitante e entidades para a valorização deste produto tão nutritivo, prático e presente em nossas vidas; além de fomentar a solidariedade com as instituições da Capital do Ovo.  “ A Expectativa é que mais entidades participem, e que seja maior o evento”. Finaliza Tiago.

A edição 2022 também contou o apoio do Sindicato Rural de Bastos, Aprobare e Prefeitura Municipal.