Buscar uma alimentação saudável e balanceada é um dos segredos para uma boa gravidez e também uma boa amamentação. Contudo, as vezes surge dúvidas em relação a alguns alimentos.
Desta vez falamos sobre o fato de comer ovos durante a gravidez e a amamentação e como eles podem afetar a mulher e o bebê.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o papel do ovo na amamentação, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Comer ovos durante a gravidez e a amamentação: como isso pode nos afetar?
No passado, os ovos eram quase proibidos durante a gravidez devido ao alto teor de colesterol. De fato, um único ovo contém bastante colesterol, mas isso não afeta o colesterol presente no sangue.
Além disso, muitas pessoas acreditavam que consumir muitos ovos durante a gravidez apresentava um risco de desenvolver diabetes gestacional , uma das complicações mais comuns que podem surgir no segundo trimestre da gravidez.
Hoje em dia, embora devamos ter cuidado com a quantidade de ovos que comemos, também deve ser destacado que é um alimento básico em nossa dieta alimentar.
Somente conhecendo melhor de que são feitos os ovos, podemos entender como eles podem até ser benéficos durante a gravidez e a amamentação.
A composição do ovo
O ovo é constituído por três partes: uma casca exterior essencialmente composta por carbonato de cálcio e uma parte interior, por sua vez dividida em gema e clara de ovo.
A gema, a parte amarela dentro do ovo, contém a maior parte das gorduras e é o local onde se concentram o colesterol, as vitaminas lipossolúveis e outros minerais. A clara, entretanto, é essencialmente composta de água e proteína.
Além disso, o ovo é fonte de ferro, zinco e várias vitaminas. Uma das mais importantes é, sem dúvida, a B12, vitamina inexistente nos alimentos de origem vegetal, essencial para a formação dos glóbulos vermelhos e o bom funcionamento do sistema nervoso.
Graças à sua composição, um ovo cobre aproximadamente metade das necessidades diárias de B12. As vitaminas A e D também estão presentes em boas quantidades.
Devido ao alto teor de aminoácidos essenciais, as proteínas do ovo têm o maior valor biológico de todas as proteínas da dieta, ainda maior do que o do leite materno.
É por esse motivo que alguns estudos têm destacado a importância da ingestão de ovos durante a gravidez, pois está relacionada a uma melhor composição do leite materno.
Na verdade, os ovos também são uma das principais fontes de colina: essa substância é um componente das membranas celulares encontradas no cérebro e de alguns neurotransmissores.
Uma maior ingestão de colina e, portanto, uma dieta rica e balanceada da mãe estariam associadas a um melhor desempenho cognitivo do bebê.
Graças, portanto, ao excelente conteúdo proteico e à riqueza de vitaminas, os ovos representam uma fonte preciosa de nutrientes para o sistema nervoso.
Gostou de saber mais sobre o papel do ovo na amamentação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!